Chegamos ao Mês Azul!


A LAGeM, em mais uma demonstração de sua vanguarda, dá início ao Mês Azul, que corresponde ao mês de novembro - ou seja, logo após outubro, o Mês Rosa. O Mês Azul é pautado originalmente por campanhas de conscientização e atividade de angariação de fundos para pesquisas em câncer de próstata; entretanto, por peculiaridades epidemiológicas do Maranhão, resvolvemos adicionar ao nosso escopo do Mês Azul o câncer de pênis.

O Maranhão é uma das unidades político-administrativas do Brasil de maior incidência de câncer de pênis (1) - levando em conta a população de apenas pouco menos de 7 milhões de habitantes (2), adquire proporções mais preocupantes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), "o câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens, [...] relacionadoàs baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão" (3). Dessa forma, campanhas de conscientização adquirem uma aura ainda mais positiva, validando mais essa iniciativa da LAGeM.

Lembramos que a LAGeM já integra o funcionamento do Grupo de Estudo em Câncer de Pênis (GECAP), junto com o Laboratório de Genética e Biologia Molecular do campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão, o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e da Liga Acadêmica de Urologia. Apesar de já em funcionamento, as atividade do grupo deverão ser potencializadas em 2015, com o início do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - através Edital 001/2014 de apoio a projeto de pesquisa em modalidade universal, que pode ser acessado aqui - e pelo Ministéro da Educação da República Federativa do Brasil - através do edital Proext 2015, na categoria projetos, que pode ser acessado aqui.

Por fim, mas não menos importante, viralize na internet o Mês Azul usando nossa arte; em breve, você estará por dentro de toda nossa programação!

(1) DR. DRAUZIO. Câncer de Pênis Provoca Mil Amputações por Ano no Brasil. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-penis-provoca-mil-amputacoes-por-ano-no-brasil/>. Acesso em: 1 NOV 2014.

(2) INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=ma>. Acesso em: 1 NOV 2014.

(3) INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. Tipos de Câncer - Pênis. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/penis>. Acesso em: 1 NOV 2014.

#mêsazul #câncer #pênis #próstata #homem #homens #proext #fapema

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now