O Que AIDS Tem A Ver Com Genética Médica?


Estamos em época do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, evento comemorado globalmente desde o ano de 1988 (1) e que conta com o apoio formal de governos e organizações das mais diversas áreas. No cerne da criação dessa data especial está o anseio de conscientização das populações de risco, o desejo por angariar dinheiro para pesquisas clínico-laboratoriais e ainda o impulso de distanciar mais e mais a AIDS de seu imenso estigma social. Similarmente, o time da LAGeM acredita que somente o conhecimento é capaz de derrotar a ignorância.

Mas aí você se pergunta: o que Genétia Médica tem a ver com AIDS? Certamente a AIDS está longe da prática médica rotineira em ambulatórios de Genética Médica; entretanto, está bem perto das pesquisas de ponta realizadas e coordenadas por laboratórios em Genética. Se por um lado os avanços em Genética foram o maior motor de propulsão no ano de 2013 (2), por outro um grande contigente de pessoas ainda sofre de AIDS, apesar de grandes esforços em saúde pública para sua contenção, tratamento e conscientização.

Mais uma vez, somente com o avanço laboratorial em pesquisa de Genética Médica o mundo poderá chegar mais e mais perto do fim da AIDS. Para popularizar a ideia entre nossos seguidores nas diversas redes sociais, utilizamos a seguinte imagem, que você também pode utilizar em todas suas redes sociais:

(1) NAT. About World AIDS Day. Disponível em: <http://www.worldaidsday.org/about-world-aids-day.php>. Acesso em: 30 NOV 2014.

(2) JORNAL DO BRASIL. Genética foi o setor da pesquisa médica que mais avançou em 2013. Disponível em: <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2013/12/28/genetica-foi-o-setor-da-pesquisa-medica-que-mais-avancou-em-2013/?from_rss=sociedade-aberta&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter>. Acesso em: 30 NOV 2014.

#genética #laboratório #pesquisa #aids #semelhança #dia #mundial #contra

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now