10 Passos Para Ter Bebês Saudáveis



E hoje estreamos a coluna de Maria Juliana Rodovalho Doriqui, MD, MSc, docente responsável pela ala médica e proprietária do blogue Genética Médica no Maranhão (acesse através de www.geneticamedicama.blogspot.com.br), acerca dos 10 passos necessários para ter bebês saudáveis. As informações contidas aqui derivam do decálogo proposto pelo Estudo Latinoamericano de Malformações Congênitas (ECLAMC). Então vamos lá!

1º passo: tente completar sua prole enquanto você ainda é jovem, ou seja entre 20 e 35 anos de idade para mamães e até 40 anos de idade para papais. A razão para isso é simples: os extremos trazem riscos tanto quando a mamãe é adolescente ou quando o papai ou a mamãe já estão com idade mais avançada - nesses casos, antes de engravidar, consulte o médico geneticista para realizar aconselhamento genético. Caso resida em São Luís, MA, Brasil, você pode contatar o serviço ambulatorial particular por (98) 3217-4320 ou (98) 3217-4330 ou (98) 3217-4331 e ainda serviço para pacientes internados por geneticamedicama@gmail.com.

2º passo: alimente-se bem e de maneira balanceada, lembre-se de consumir frutas e verduras, pois tanto a desnutrição quanto a obesidade podem causar problemas ao bebê.

3º passo: previna ao máximo a transmissão de infecções para o feto. As futuras mamães devem se vacinar contra a rubéola antes de engravidar, lavar sempre as mãos e os alimentos crus e consumir carnes bem cozidas, além de previnir-se também contra infecções sexualmente transmissíveis, pois todas elas também podem causar malformações.

4º passo: faça o pré-natal correto. Inicie o acompanhamento da gestação desde o primeiro mês! O diagnóstico precoce de uma doença materna durante a gravidez permite o tratamento adequado e previne possíveis defeitos congênitos no bebê. Nesse quesito, uma dica simples" use ácido fólico puro ou presente em massa de trigo antes de engravidar e durante os primeiros três meses de gestação para evitar problemas de fechamento na coluna vertebral do bebê!

5º passo: evite a utilização de medicamentos, a não ser que seja realmente necessário e preferencialmente consulte seu médico ou um serviço de informação sobre agentes teratógenos. Caso tenha alguma dúvida, ligue para o Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT), operado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, através do telefone (51) 3359-8008; ou ainda acesse este sítio eletrônico. Os remédios são causa importante de anomalias congênitas!

6º passo: evite bebidas alcoólicas durante a gravidez e também durante a amamentação! Qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, pode prejudicar o desenvolvimento do feto, causando deficiências físicas (malformações cardíacas) e intelectuais (microcefalia, distúrbio da atenção e hiperatividade, dificuldade de aprendizado)! Se engravidar não beba, se beber não engravide!

7º passo: evite fumar e ambiente de fumantes! Os componentes do cigarro que você recebe pelo pulmão sao os mesmos que o bebê recebe diretamente pelo sangue.

8º passo: esteja ciente sobre os riscos que seu trabalho pode trazer à gestação. Algumas substâncias químicas ou radioativas que algumas pessoas usam no trabalho podem causar malformações, como é o caso do formol e do raio-X, por exemplo.

9º passo: planeje a gestação e em caso de dúvida consulte seu médico ou um serviço especializado. Se o casal for consanguíneo e/ou possuir parentes com deficiências física, intelectual, auditiva e/ou visual ou outras malformações, procure um serviço de Genética Médica para saber melhor sobre se é hereditário e se há riscos para seus filhos terem problemas semelhantes. Caso resida em São Luís - MA, Brasil, você pode contatar o serviço particular por (98) 3216-8100 ou (98) 3216-8280 (Hospital São Domingos); no SUS, há a possibilidade de agendamento de consultas para crianças pelo 983232 6635/ 6566 (Ninar - Hospital Infantil Dr Juvencio Mattos).

Para mais informações enviar email para geneticamedicama@gmail.com

10º passo: quando o bebê nascer, outros cuidados começam! Aqui vamos citar alguns importantes:

  • Amamentação exclusiva até os 6 meses (o leite da mãe é o melhor alimento para o bebê).

  • O teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Lembre-se que as doenças que são diagnosticadas no teste do pezinho têm tratamento! Caso resida em São Luís, MA, Brasil, contate o Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Maranhão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pelo telefone (98) 3216-4213 ou (98) 3216-4261.

  • A vacinação deve ficar sempre em dia para manter o bebê protegido das infecções.

  • Evite acidentes domésticos, como quedas, queimaduras, objetos cortantes, medicamentos e produtos de limpeza, que devem ficar sempre fora do alcance das crianças.

  • Quando consultar o médico geneticista:

  • Malformação congênita isolada ou múltipla, como microcefalia, macrocefalia, cardiopatia congênita, anomalias da pele, etc.

  • Distúrbio de crescimento, como baixa estatura ou hipercrescimento.

  • Deficiência intelectual.

  • Doença neurogenética. como ataxias, distrofias musculares, leucodistrofias, coreias, etc.

  • Infertilidade conjugal sem etiologia definida.

  • Suspeita de síndromes de predisposição hereditária ao câncer, como história familial de câncer, idade precoce de início, doença bilateral e tumores múltiplos.

  • Suspeita de erro inato do metabolismo, como história de óbitos neonatais ou infantis de causa não bem esclarecida na família, casos semelhantes de consanguinidade, e dificuldade de adaptação neonatal como: distúrbios metabólicos de difícil controle, sepse, maniestações neurológicas, estado neurológico flutuante, regressão neurológica, dificuldade de crescimento, discrasias sanguíneas. hepatomegalia e/ou esplenomegalia, hipotonia ou hipertonia, anormalidades oculares (catarata, retinopatia, opacidade de córnea, luxação de cristalino, movimentos oculares anormais), anormalidades do cabelo (textura alterada, cabelos esparsos) e finalmente odor anormal na urina ou no suor.

#prénatal #álcool #cigarro #bebê #gestação #apae

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now