Já Pensou Num Estágio Em Johns Hopkins?


Se você é estudante de graduação em Medicina seja da Universidade Federal do Maranhão ou de qualquer outra Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil na Grande Área da Saúde, você provavelmente sabe da importância histórica de Johns Hopkins Hospital (JHH), que faz parte do escopo de Johns Hopkins University School of Medicine (JHUSOM). Desejado por muitos ao redor do globo, um estágio em JHH requer que você atenda a inúmeros procedimentos burocráticos e ainda paciência para lidar com tudo no final. Este post te ajudará passo a passo a entender melhor como funciona um estágio em JHH.

Para início, vamos de nome: o nome oficial do programa de estágios de JHH é Visiting Medical Students (VisMed), cuja página oficial traduzida razoavelmente para português você pode acessar clicando aqui. Explorando a página, você descobrirá que precisa destes documentos para dar entrada ao seu pedido de estágio em pesquisa clínica no hospital, localizado em Baltimore - capital do Estado de Maryland - numa região próxima de Washington - capital federal dos Estados Unidos - e ainda de Nova Iorque e Massachusetts - onde ficam as pretigiosas IES Universidade Harvard e MIT:

1. Research Application ou pedido de estágio em pesquisa clínica. Se você é portador de um visto J-1, como muitos brasileiros em atividades acadêmicas nos Estados Unidos, você tem permissão para requsitar apenas o pedido de estágio em pesquisa clínica do research elective, não sendo permitido o pedido de estágio em clínicas médicas do clinical elective. Entretanto, se você portar um visto F-1 e for estudante de Medicina, você pode tanto optar por uma research elective quanto uma clinical elective. Ainda assim, esteja certo que ambas envolverão sempre algum ponto de contato com pacientes, guiado ou não, além de intervenções cirúrgicas e laboratórios.

No documento em questão, você verá que deverá escolher até 3 profissionais diferentes com que você tem afinidade para que somente 1 deles guie de fato você ao longo de seu estágio. Os profissionais que participam do VisMed está no sítio eletrônico cujo endereço já demos acima. Mais um detalhe: o período mínimo de estágio é 1 mês seguido, de forma que se desejar mais que isso, pode escolher um estágio de 2 meses ou 3 meses, mas não algo como 2 meses e 1 semana, por exemplo.

2. Introduction Letter ou carta de introdução. Sua carta de introdução deverá ser escrita pelo reitor de sua universidade ou pelo diretor de seu curso de graduação em Medicina. Mas por quê um ou outro? Bem, estamos diante de uma diferença linguística: o documento oficial de JHH em língua inglesa exige a assinatura do "dean", cujo equivalente em tradução ao português é "reitor", mas cujo equivalente laboral é "diretor de curso" (em língua inglesa, o equivalente laboral de "reitor" é "chancellor", e não "dean"). Esse requisito reflete uma tradição anglófona, onde recomendações e referências verbais são mais levadas a sério que em países lusófonos, como o Brasil.

3. Immunization Record ou arquivo de imunizações. Você deverá ter sua carteira de vacinação em dias no Brasil e ainda ter comprovação sorológica de todas elas e ainda comprovação clínica de não ter tuberculose. Isso significa que você deverá ter que investir algum montante de dinheiro no seu laboratório de preferência para obter valores de imunoglobulinas para cada uma dessas vacinas obrigatórias e ainda para tuberculose. O valor médio de cada comprovação sorológica é 100 reais, o que no total gera um gasto de 600 reais com comprovações sorológicas, haja vista esse processo ser necessário para 5 vacinas, além da tuberculose: tétano/difteria (vacina Td, não confundir com vacina TT); hepatite B; sarampo, rubéola, caxumba (vacina SRC ou tríplice viral); varicela (vacina Varilrix); e gripe (vacina contra gripe). Aproveite o Sistema Único de Saúde e tome muitas delas de graça caso ainda não tenha se vacinado.

4. Confidentiality Agreement ou acordo de confidencialidade. É um documento que requer sua assinatura para que você se submeta às apólices de confidencialidade de JHH. Lembre-se: confidencialidade é algo muito mais sensível em sociedades anglófonas que em sociedades lusófonas, então esteja atento a selfies, conduta com pacientes e como lidar com prontuários médicos caso seja aprovado para estágio em JHH.

Pronto, isso é tudo. Talvez, se preciso for explicar algum detalhe a mais sobre você, considere escrever uma cover letter ou carta de capa; suas chances de aprovação podem aumentar consideravelmente. Depois de tudo isso, imprima os papeis, vá ao serviço de correios de sua preferência e despache rumo ao endereço que os responsáveis pelo VisMed mantêm no site que já citamos. O período de espera é de até 1 mês, de forma que se a resposta for afirmativa, você deverá arcar com 300 doláres por mês de estágio mais 283 dólares por mês em plano de saúde de JHH, conforme exigências do JHH - leia-se: são obrigatórios e você terá de pagar.

No fim das contas, espere contar com quantia média de 9.500,00 reais para:

  • Viagem para obtenção de visto e o próprio visto em si. Caso não tenha visto algum, terá de se movimentar até a embaixada dos EUA em Brasília ou o consulado mais próximo. É importante que você já tenha sua carta de aprovação no VisMed antes de se deslocar para o obtenção do visto, pois com a carta de aprovação em mãos, você terá em mãos sua prova de necessidade de visto (seja J-1, F-1 ou mesmo de turista) e certamente terá seu visto concedido.

  • Gastos com comprovação sorológica de vacinas e ainda de tuberculose.

  • Gastos com mensalidade de estágio em JHH e de plano de saúde do JHH.

  • Hospedagem em Baltimore: a hoepdagem oficial de JHH custa 1540 dólares mensais e te garantes muito conforto, uma academia, uma biblioteca e ainda proximidade com muitos serviços interessantes da cidade. Esteja atento: os arredores de JHH são considerados perigosos, especialmente para estrangeiros.

  • Alimentação.

  • Viagem de ida e volta do Brasil aos Estados Unidos.

Uma vez aprovado, se prepare para enfrentar situações desafiantes!

#johns #hopkins #estágio

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now