Como Vai A Genética Médica No Maranhão?


Essa é uma pergunta e tanto, mas com resposta infelizmente negativa: não vai bem - aliás, a Genética Médica no Brasil inteiro enfrenta desafios que precisam ser suplantados o quanto antes para tanto suprir a demanda populacional por serviços em Genética Médica quanto para promover avaços em ensino, pesquisa e extensão. No Maranhão inteiro - o 8º maior Estado brasileiro e que possui uma população de mais de 6 milhões e 700 mil pessoas (IBGE, 2010) -, apenas um médico geneticista com devido registro na Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) trabalha ativamente: aliás, uma médica geneticista, Maria Juliana Rodovalho Doriqui, MD, MSc.

A cidade beneficiada, conforme se espera, é a capital maranhense, São Luís - 13ª maior capital estadual brasileira, com uma população de mais de 1 milhão de habitantes (IBGE, 2010). A cidade, conhecida por Jamaica Brasileira, Ilha do Amor, Cidade dos Azuleijos e ainda Atenas Brasileira, possui três polos de atendimento em genética médica, todos operado por Maria Juliana Rodovalho Doriqui, MD, MSc, com auxlio de serviço em enfermagem e em colaboração com antedimento em pediatria:

  1. Serviço particular, localizado no Renascença Medical Center, cujo endereço é

Av. Colares Moreira, 555, bairro Renascença (clique para ir ao Google Maps), contatável por (98) 3217-4320 ou (98) 3217-4330 ou ainda (98) 3217-4331.

  1. Hospital Maternidade Marly Sarney, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cujo endereço é Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, bairro Cohab Anil III (clique para ir ao Google Maps), contatável por (98) 3245-2757.

  2. Complexo Hospitalar Materno-Infantil do Maranhão, composto:

  3. Maternidade Benedito Leite, atendendo pelo SUS, cujo endereço é Rua das Cajazeiras, s/n, bairro Centro* (clique para ir ao Google Maps) contatável por (98) 3222-7522.

*Obs.: o real endereço do Complexo Hospitalar Materno-Infantil do Maranhão é Rua Carneiro Belfort, s/n, bairro Centro; na verdade, a Rua Carneiro Belfort é uma continuação da Rua das Cajazeiras, mas como a denominação "Rua das Cajazeiras" é mais conhecida, resolvemos manter "Rua das Cajazeiras", em vez de "Rua Carneiro Belfort".

  1. Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, atendendo pelo SUS, que fica ao lado da Maternidade Benedito Leite, sendo contatável por (98) 3231-4856.

Caso opte por serviço particular, entre em contato para saber dos planos de saúde aceitos, dentre outras informações acerca de cariótipo e afins. No entanto, caso opte pelas unidades de atendimento operadas pelo SUS, você deve se direcionar antes para a Central de Marcação de Consultas (CEMARC), cujo endereço é Av. dos Franceses, 78, bairro Alemanha (clique para ir ao Google Maps), sendo contatável por (98) 3212-8313.

Após ler tudo isso, você pôde ver que o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) infelizmente ainda não possui qualquer serviço em Genética Médica, razão pela qual a Liga Acadêmica de Genética Médica não atua no seu próprio hospital. No entanto, em agosto de 2013, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra o HUUFMA, lançou o Concurso Público 2/2013, cujo edital conclamava a Genética Médica como uma das áreas médicas contempladas; ainda assim, mesmo após o lançamento da convocatória no Diário Oficial da União em julho de 2014, a única vaga em Genética Médica continuou em aberto por motivo pessoais da candidata aprovada. Novamente, a EBSERH lançou o Concurso Público 12/2014, em cujo edital se vê que 1 vaga em Genética Médica está a caminho - esperamos que dessa vez com seu real preenchimento (apesar de pouco provável para uma especialidade médica rara: salário mensal de R$ 6.495,00 e carga horária semana de 24 horas).

#genética #médica #maranhão #maranhao

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now