Conheça a Trajetória Acadêmica Completa de Silma Pereira!


Se você é admirador(a) da Genética, acredita no ensino aliado à pesquisa científica, e aposta no serviço de extensão universitária, então temos a honra de apresentar a você Silma Regina Ferreira Pereira, professora do Departamento de Biologia do campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1990, onde leciona Genética para os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Medicina, além de ser professora permanente dos rogramas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, do programa de doutorado da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal e ainda do programa de mestrado em Biodiversidade e Conservação. O amor pela educação fez com que a professora Silma Pereira estivesse a frente da coordenação do Curso de Ciências Biológicas da UFMA por quatro vezes e ainda coordenasse o curso de especialização em Genética e Biologia Molecular.

Silma Pereira carrega consigo uma legião de seguidores e contempladores de sua carreira acadêmica por sua dedicação e perseverança em formar profissionais com espírito crítico, e que vejam no desenvolvimento científico a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sua vida acadêmica iniciou em 1983, quando ingressou no curso de Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado e licenciatura na UFMA, tendo sido, durante todo seu curso de graduação, monitora e orientanda do renomado geneticista brasileiro, reconhecido internacionalmente, dr. Warwick Estevam Kerr, que foi o fundador do Departamento de Biologia da UFMA e de quem herdou a paixão pela ciência e pela Genética e ainda o amor pela profissão e responsabilidade do ser professor. No final do curso de graduação foi contemplada em 1º lugar com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para cursar o mestrado através do Programa de Apoio para a Formação de Docentes para o Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, que então selecionava os cinco alunos com maior desempenho no curso de graduação. Assim, em 1988, ingressou no mestrado em Genética na Universidade Paulista Júlio Mesquita Filho, onde ampliou seus conhecimentos sobre Evolução Orgânica e, em 1990, defendeu dissertação sobre Genética de Populações, sob orientação do Dr. Celso Abbade Mourão (in memoriam). No mesmo ano ingressou na carreira de magistério superior na UFMA e iniciou suas ativades como professora, orientadora e pesquisadora. No ano de 1996, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, ingressou no programa de doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - ranqueada no Top 225 das melhores universidades do mundo pela Times Higher Education World University Rankings em 2014/2015 – e, sob orientação da médica geneticista dra. Lúcia Regina Martelli e com realização de trabalhos experimentais no Greenwood Genetics Center, nos Estados Unidos, defendeu, no ano de 2000, a sua tese intitulada “Avalição Citogenética-Molecular de Casais com Abortamentos de Repetição". Em ambos os programas de pós-graduação - tanto mestrado quanto doutorado - obteve os títulos com a ressalva “com distinção e louvor”. A formação acadêmica de Silma Pereira foi continuada com a realização do seu pós-doutorado, entre 2009 e 2010, em Georgetown University Medical Center - ranqueada no Top 180 das melhores universidades do mundo pela Times Higher Education World University Rankings em 2014/2015 - no qual desenvolveu pesquisa sobre “Amplificação e expressão do gene BP1 em pacientes com câncer de mama triplo-negativo”, sob supervisão da dra. Luciane Cavalli.

Ao longo dos 24 anos como docente e coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Departamento de Biologia da UFMA, Silma Pereira tem desenvolvido pesquisas em genética médica, mutagênese, oncogenética e genética de doenças infecciosas, além de realizar projeto de extenção universitária oferecendo exames diagnósticos, como cariótipo e análise molecular de genes relacionados a distúrbios da diferenciação sexual humana. Atualmente é coordenadora de 4 projetos de pesquisa com financiamentos do CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão, além de ser pesquisadora-colaboradora de outros 5 projetos de pesquisa, orientar 4 teses de doutorado, 3 dissertações de mestrados, ter 5 bolsistas de iniciação científica e ainda monitorar seus 22 alunos desta Liga Acadêmica de Genética Médica. Tanto trabalho rendeu 25 artigos publicados, 82 orientações de alunos, entre graduação, especialização, mestrado, doutorado, e muitos estagiários. Mas, se você pensa que não sobra tempo para viver, saiba que Silma Pereira gosta de se aventurar por outros caminhos, como aprender a tocar violão, estudar línguas e conhecer novas culturas.

Inspirou-se? Saiba que dificuldades de todos os tipos eventualmente todos os estudantes e aspirantes a cientistas enfrentarão. Na academia científica, pessoa alguma dará importância à sua origem ou à sua influência política ou ao seu poder aquisitvo, mas tão-somente ao montante de curiosidade e dedicação que você tem e demonstra ter. Assim, siga sempre adiante!

#trajetória #acadêmica #silma #regina #ferreira #pereira

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now