III Curso de Férias em Genética e Biologia Molecular


O Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LabGeM) e a Liga Acadêmica de Genética Médica (LAGeM) anunciam a abertura das inscrições para a 3ª Edição do Curso de Férias em Genética e Biologia Molecular.

O III Curso ocorrerá nos dias 16 à 25 de janeiro de 2019 na Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado - Cidade Universitária. Serão ofertadas 60 vagas divididas em 4 módulos. O curso de férias é composto por aulas teóricas e práticas.

O III Curso de Férias possuí como objetivo difundir conhecimentos básicos acerca de técnicas laboratoriais em genética e biologia molecular por meio de aulas teórico-práticas, a fim de estimular estudantes e profissionais interessados na área a aprimorarem seus conhecimentos.

Nessa 3ª edição além dos três módulos das edições anteriores (genética e biologia molecular humana e médica; genética e biologia molecular aplicadas à conservação e biotecnologia aplicada à saúde) o curso contará com um 4º módulo, genética e biologia molecular de microrganismos.

Veja abaixo uma descrição sobre o novo módulo:

"Os estudos da microbiologia, por muito tempo, estiveram voltados apenas aos organismos que causavam doenças e aos aspectos imunológicos relacionados a eles, com o objetivo de responder as mais diversas perguntas que envolvem essa área. Porém com o desenvolvimento das técnicas de genética e biologia molecular pôde-se conhecer quais os papéis ecológicos esses microrganismos desempenavam nos ambientes, a capacidade de produzir compostos bioativos e que é possível acessar essas informações sem precisar cultiva-los. Estudos atuais são capazes de realizar inferências filogenéticas utilizando o genoma de microrganismos e estudar a diversidade de microrganismos de um determinado meio, identificando quais são as funções desempenhadas pelos mesmos.

Com o objetivo de explorar o genoma desses organismos, este ano, o III Curso de Férias em Genética e Biologia Molecular contará com um novo módulo: “Genética e Biologia Molecular de microrganismos”, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Biodiversidade, Bioprospecção e Biotecnologia (GB3), que possui estudos voltados aos aspectos da diversidade microbiana, função e seu interesse biotecnológico. O módulo possui como objetivo a divulgação e aplicação de técnicas modernas voltadas para o estudo do DNA de microrganismos, juntamente com a bioinformática, área em ascensão que possibilita a análise do genoma microbiano através de ferramentas computacionais.​"

Veja mais na página do curso!

#saude #curso #genética #genéticamédica #aperfeiçoamento #LAGeM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now